sábado, 10 de dezembro de 2011

Faculdades!


Nascemos, vivemos e morremos...esta é a cronologia da vida, óbvio. Mas, por quê vivemos? Qual nosso papel durante nossa fase da vida? Se pararmos para pensar ela é muito breve (como este intróito hahah). Nossa infância dura cerca de 10 anos, mal percebemos e lá se foi ela...surge, então, a fase adolescente...um momento de transição entre as fases da infância e adulta e, como em toda etapa de transição, ela passa a ser mais difícil e repleta de instabilidades. Começamos a nos tornar mais “independentes”, passamos a conviver mais em sociedade, a começar a sair de baixo das asas dos pais e começamos a realizar escolhas que podem interferir no resto de nossas vidas.
Gostaria de dar maior ênfase na adolescência, em especial em relação às provações e escolhas que esta fase nos propõe, a escolha por uma faculdade. Para isso, vou contar brevemente sobre as experiências pelas quais passei.
Saí do colegial repleto de dúvidas e pressão, de minha parte, de familiares e da sociedade. Demorei 4 anos para conseguir me estabilizar parcialmente, digo parcialmente porque consegui entrar na faculdade e no curso que havia escolhido, daí pra frente são outros quinhentos. Mas nestes 4 anos passei por momentos de muitos altos e baixos, havia começado outros cursos e desistido, estava conhecendo novas pessoas, namoros que iam e viam, enfim, muita instabilidade. Mas não me arrependo de ter conseguido encontrar o que queria tão tarde, pois sei de pessoas que levam muito mais tempo e outras que acham que encontraram, mas que estão se enganando ou deixando se enganar. Pude fazer excelentes amizades, passar por momentos muito bons, tempo pra fazer o que queria, sem a pressão pela qual passamos na época escolar (trabalhos, provas).
Hoje há muitas opções de faculdades e cursos, difícil optar por um e conseguir acertar de primeira. Você pode até sair com uma ideia em mente do colegial, mas pode se arrepender, ou mudá-la ao conhecer novas oportunidades, mudar seu gosto...não estranhe se você mudar totalmente de ideia pois, como citado, esta é uma fase de instabilidades...mas, tente fazer algo de que goste, que você consiga se ver daqui a 10 anos fazendo...
Ahh, e uma vez que você tenha conseguido se achar em um curso, não vá pensando em seguir tal área, pois no decorrer dele, descobrirá outras tantas possibilidades e dificuldades de determinadas áreas e pode ser que mude totalmente...eu, por exemplo, conheci áreas que não fazia noção que faziam parte da profissão e acabei gostando...deixe para decidir o que quer fazer da vida depois de ter outras experiências e conhecer todas as possibilidades que aparecem.

Dedico este Post à pessoa que comentou em “Mais uma Madrugada...”! Pude ter outras ideais para Posts futuros em que tentarei dar mais sugestões em relação aos pontos citados! Muito obrigado mesmo pelo retorno, continue nos seguindo e ajude-nos a divulgar nosso Blog para torná-lo ainda melhor! Este feedback é muito importante para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário