quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pela descriminalização do compartilhamento de arquivos na internet!

Aproveitando que esse assunto está sendo bastante discutido ultimamente, tendo em vista a prisão do dono do Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos na internet, resolvi escrever também sobre o assunto e expressar minha opinião.
Não entrarei em detalhes sobre SOPA e PIPA, pois vocês internautas já devem estar cansados de ler e ouvir sobre isso. O fato é que com a prisão do dono do Megaupload, e o fechamento do site, muitos outros ficaram com medo, então, tiraram a opção de compartilhamento de arquivos com violação de direitos autorais (filesonic, filefactory, entre tantos outros).
Isso gerou uma espécie de pânico entre os internautas que costumam baixar músicas, filmes e séries desses sites. Alguns disseram que seria realmente o fim do mundo. Devo admitir que eu fui uma dessas pessoas. Bom, SOPA e PIPA por enquanto não nos trarão problemas. Outra coisa, a prisão do dono do Megaupload não foi somente em relação a pirataria, mas sim a lavagem de dinheiro.
Acredito que seja difícil existir alguém nesse mundo que nunca tenha baixado uma única música ou um filme. Acredito que os próprios artistas devem fazer isso, inclusive até existem alguns que apoiam o compartilhamento online. Quem sai no prejuízo são as gravadoras, as produtoras e distribuidoras de filmes e séries, ou até mesmo as livrarias, emissoras de TV.
É violação de direito autoral? Sim, pode até ser. Mas vejam pelo lado bom, quantos artistas foram descobertos por pessoas que baixaram seu material na internet? Quantas músicas ficaram famosas somente por causa da internet? Quantas séries fizeram sucesso ao redor do mundo porque foram baixadas incessantemente pelos internautas?
Baixar arquivos na internet não deveria ser mais crime, já virou costume, virou rotina, virou marketing, virou vida. Já faz parte da comunidade online. Não é algo que se possa simplesmente parar tão facilmente, inclusive porque sempre vai haver alguém para transgredir as regras e achar um jeito de fazer tudo novamente. Não se pode parar a internet.
Como muitos falaram por aí, existem crimes muito mais graves por para serem coibidos. Mesmo no Brasil, a maioria dos inquéritos policiais que apuram crimes de direito autoral são arquivados pelo Ministério Público. A justificativa: muitas dessas pessoas que vendem por aí CDs e DVDs piratas não tem consciência de que isso é crime. Além do mais, a perícia não consegue individualizar quais direitos foram violados, ou seja, quais artistas foram copiados sem autorização. Tenho que concordar, há muito mais para se preocupar do que denunciar pessoas humildes que copiaram CDs e DVDs e venderam para outros para ter dinheiro para comer. Vejam bem, não estou generalizando, é claro que às vezes existe o tráfico de drogas envolvido, ou até outros crimes, como no caso do Megaupload. O que estou querendo dizer é que as pessoas que baixam os conteúdos da internet em sua grande maioria não são criminosos altamente malvados e inescrupulosos.
Só queremos nos divertir, rir, chorar e ficar com raiva dos nossos personagens favoritos nas séries e filmes. Só queremos nos emocionar e dançar até morrer com as músicas baixadas. Não existe má-fé, não existe crime.
Por isso internautas, não percam as esperanças, vamos lutar pela descriminalização do compartilhamento de arquivos na internet. Quem sabe um dia...
E fiquem tranquilos, megaupload, filesonic, fileserve, entre outros, não são os únicos sites de compartilhamento no mundo!



Para descontrair e finalizar, uma música animada:



Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário