terça-feira, 4 de setembro de 2012

"Eleições..." (debatendo)

Hey Lost Girl!! Sensacional seu post "Eleições..."! Senti até vontade de comentar, mas me alongaria demais, então pensei, porque não fazer um post/debate? E é isso que farei hehehe...
Fugindo um pouco do que costumamos abordar no nosso Blog, este é um assunto que interessa a todos, pelo menos deveria.
Historicamente, a humanidade sempre procurou na liberdade e democracia a solução para melhoria da vida. Porém, ainda não se chegou em um regime político em que possa agradar e trazer o maior número de benefícios para todos. Por vivermos em uma sociedade classista, nunca será possível agradar todo mundo da mesma forma, mas longe de mim defender ditaduras, monopilização do poder nem nada que fira os direitos de escolha.
O Brasil se viu livre da ditadura no final do século passado, porém ainda não aprendemos a usar a liberdade que nos foi cegamente fornecida. Digo cegamente porque não sabemos votar! E não adianta em nada o ditado "vote com inteligência". Sou totalmente apolitizado, não acompanho o dia a dia de políticos nem saio pra protestar, como a grande maioria. Porém, por estar em uma universidade púbilca, tenho contato com muitos esquerdistas, mas não consigo enxergar o que eles querem. Muitos só pensam em fazer bagunça, sem fundamento. Podem dizer que é um modo de mostrar insatisfação, porém não se mostram soluções, vide os protestos e ocupações na USP por estudantes e funcionários no ano passado. Não vou generalizar, mas são poucos que estão defendendo suas causas e sabendo o que estão fazendo de verdade, enquanto muitos estão lá só pela "farra".
Falando mais sobre democracia brasileira, parte do ponto mais errado possível, pois para se tornar legítima, não invalidar uma eleição, como bem citado pela Lost, o voto é obrigatório (sei que muitos já disseram isso, mas é de um contra-senso tão absurdo que já nos acostumamos). Não se tem candidatos diferentes, pelo menos não consigo ver, como eu disse, não acompanho políticos. Pior ainda é aquele que voto por ver uma propaganda, isso é o cúmulo da ignorância!
Desculpem por expôr pessimamente meu ponto de vista sobre um assunto que realmente não tenho grande conhecimento como a Lost demonstrou! Mas é de deixar qualquer um indignado com a falta de bom-senso ao se eleger palhaços e criminosos comprovados! Essa é a democracia que me remete em muito a carta de alforria, em que os escravos se viam livres dos seus senhores, mas não tinham o que fazer, para onde ir.


Não sou nenhum senhor da verdade, só procuro não ser hipócrita e admitir meu comodismo e ignorância em relação à política, pois dependo, mais do que nunca, dos meus próprios esforços e não de "Bolsa qualquer coisa pra te enganar".

2 comentários:

  1. Brigada M. Blackmailer! Eu fiquei revoltada ontem quando vi q a mulher pêra colocou o número escrito na bunda para fazer campanha e bolei o post ontem! Concordo plenamente c vc e tbm não fico acompanhando essa plahaçada de propaganda política, tanto que eu geralmente voto nulo! dficilmente escolho alguém p votar! Mas assim, qnd eu disse para as pessoas votarem concientemente, quis dizer justamente para procurarem os candidatos, investigarem o máximo que pudere, não simplesmente acreditar no que passa na tv e etc, no mínimo vc tem q ter uma base consolidada pro voto né? tp saber de onde veio a pessoa, as propostas e td mais, senão será um voto no lixo de qq maneira! =)

    ResponderExcluir
  2. Olha gente, também sou uma leiga quando o assunto é política, mas tenho certeza de que qualquer brasileiro quando ouve essa palavra automaticamente pensa em outra palavra: corrupção. Corruptos existem tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, Suíça ou Japão, a diferença de um corrupto brasileiro e um corrupto suíço é que quando descobertos, o primeiro sofre acusações e sai totalmente ileso, continua metendo a cara na televisão se candidatando a isso ou aquilo, enquanto o segundo jamais terá a oportunidade de fazer o mesmo, porque sua vida política de acaba naquele instante. Ou seja, a corrupção não é levada a sério no nosso país, e é pelo fato de não serem punidos infelizmente achamos que não existem mais políticos sérios, pois estão perdidos nesse ninho de cobras, como a Lost Girl já havia dito. Acho também que se vocês querem votar em alguém decente, vote em alguém que tenha, no mínimo, uma ficha limpa, que não suje as ruas com aqueles cavaletes horrorosos(que tenho vontade que destruir todos que vejo) e que tenha a proposta de defender ideias semelhantes às suas. Na eleição passada, votei em caras que defendiam os animais, obviamente não os descobri na TV ou em qualquer anúncio nas ruas, mas fui atrás e pesquisei. Caso não achem alguém com essas qualidades, votem nulo mesmo!

    ResponderExcluir